Como superar a perda de um animal de estimação

Quando acontece a perda de um animal de estimação, sentimos um enorme vazio, uma tristeza profunda, que só quem é dono de algum desses animais sabem. Experimentamos uma dor imensa, é como se tivéssemos perdido um irmão, o pai, a mãe ou alguém muito querido.

A PERDA DE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Os animais passam muitos anos ao nosso lado, porém o prazo de vida deles é muito curto em relação ao nosso. Por isso a importância de se preparar para a perda dos bichinhos que cedo ou tarde chegará.

O fato é que os animais de estimação criam um elo muito forte com os seus donos, é uma ligação única e indescritível. Eles demonstram um amor incondicional e em muitos casos, são as únicas companhias para muitas pessoas.

COMO SUPERAR A PERDA DO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Uma das formas mais viáveis para superar a perda de um animal de estimação é aceitar que a perda é um fato, é importante que o dono expresse a sua dor, isso ajuda no processo de aceitação. Dê o tempo necessário para você atravessar este terrível momento.

Caso queira chorar, não retenha as lágrimas, mas também não derrame milhares delas. É importante que o dono não venha se culpar pelo ocorrido. Apenas aceite que seu animal de estimação morreu e você não tem culpa por isso.

Fique a vontade, se tiver vontade de conversar com alguém sobre isso converse, se não quiser tocar no assunto, não fale, respeite os seus limites. Mas entenda, que cedo ou tarde você terá que encarar a situação e voltar com a sua vida normal.

Muitos donos em respeito e consideração ao fiel companheiro, costumam realizar uma cerimônia fúnebre em despedido ao melhor amigo, alguns optam pela cremação em respeito ao fiel companheirismo de seus animais de estimação.

E lembre-se apesar da perda do seu animal, existem outros bichinhos que estão por ai cheios de amor para dar, apenas a espera de alguém que os queira por perto. E não esqueça, adotar um novo parceiro, não quer dizer que você vai substituir seu antigo animal de estimação, apenas que você está dando uma oportunidade para um novo amigo e companheiro em seu lar.

Fonte: Mundo dos Cachorros